domingo, 13 de fevereiro de 2011

O fim do fim

Não sei por que, às vezes, temos a capacidade de estender situações que já se resolveram há muito tempo e nós insistimos em nos apegarmos a detalhes, como que para não termos aquele velho sentimento de finitude. Em relações amorosas mal resolvidas isso é muito comum. Não queremos enxergar que histórias de amor tem começo, meio e fim. Sempre!

Ah... Histórias de Amor... Se fossem fáceis, os consultórios dos terapeutas não estariam entupidos.

Nunca poderei dizer que passei por esta vida e não vivi uma verdadeira e intensa história de amor. Tive sim minha história de amor em três etapas bem distintas. A primeira foi a etapa do amor correspondido e bem vivido, a segunda do amor traído e  a terceira, e ilusória, do amor quase resgatado. Na verdade, aquele sentimento de perda da segunda etapa foi a mola mestra para que meu espírito acreditasse que poderia reverter a situação a meu favor. Enxergo agora, claramente, que nesta fase o amor já não existia, o que existia mesmo era um enorme sentimento de "eu consigo mudar o destino", o sentimento de não saber perder. Sentimento imaturo, confesso, mas inerente a todo e qualquer ser humano que tem seu sentimento ferido. Ah... Amor Ferido! Esse confunde e nos ata a situações que se apresentam intermináveis.

Em nome desta quase obsessão chamada resgate de amor, somos capazes de nos tornarmos cordeiros ou lobos, a depender do momento. Enfrentamos dissabores e, mesmo assim,  nos ofertamos em bandejas de ouro sem a menor resistência, e mais ainda quando sentimos que o outro demonstra mesmo que não sabe bem o que quer. Aí sim, é  a sopa no mel, como diz minha sábia mãe. Aproveitamos a fragilidade emocional do outro para prepararmos o terreno, que vai nos proporcionar o passaporte  para uma nova edição da história.

Eis que, no meio do caminho, vc descobre que o outro já não é importante. Descobre que sem admiração não pode existir amor. Como admirar alguém que trai, mente, se acovarda e não sabe o que quer? Como ter ao seu lado alguém que não sabe resolver problemas, alguém que disfarça sentimentos e desejos? Não, ninguém ama alguém que não admira. Pelo menos comigo é assim, meu amor começa pela admiração. Se deixei de admirar, deixei de amar também.

Hoje, esse sentimento de finitude veio aliado a um grande alivio e não a um peso, como era até bem pouco tempo atrás. Esse fim me fez  fechar de vez uma porta que estava entreaberta, passar a chave e fazer questão de jogá-la fora e, acreditem, fiz isso com alegria e não com tristeza. Como um prisioneiro que ganha sua liberdade, estou eu, neste domingão. Livre emocionalmente e feliz por descobrir que aquele tão grande amor, já não existe há muito tempo, mais ainda, consciente que não poderíamos mesmo percorrer o mesmo caminho novamente, haja vista as maneiras tão diferentes de encararmos a vida.


O FIM do fim demorou, chegou de mansinho, veio de forma tranquila, tal qual alguém que morre dormindo. A morte deste sentimento, fez renascer a certeza que grandes e intensas histórias de amor realmente tem começo, meio, fim e até o fim do fim, mas que podemos sim, vivê-las mais de uma vez.

19 comentários:

  1. O tempo é nosso maior aliado nesses casos. Na hora a gente nem quer saber, mas depois que passa é ótimo olhar pra trás e ver o quanto nos fortalecemos.

    bj, Katita.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo amiga. O tempo me fez descobrir que o meu amor acabou e eu nem percebi.
    Estou aliviada, fortalecida e muito feliz!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Prima, o tempo age de acordo com a nossa conciência conciente. quando essa desperta, tudo passa, se renova, se transforma, o que era deixou de ser e passou a ser, o que será, só depende de você.
    os amores de nossas vidas, tem o peso que damos a eles, podem ser leves como plumas, e no soltar-se vai suave deixando apenas a lembrança do que foi ou são pedras que podem nos levar ao fundo de um poço, mas ao chegar ao fundo do poço, nos temos duas opções: sentar sobre a pedra para vê se ela choca alguém ou alguma coisa que justifique o abismo ou aproveitar para impulsionar a subida.
    se me permite, faço minhas as suas palavras e agradeço por me ajudar a chegar a conclusao..." eu tenho asas, posso voar".

    ah e ainda te espero aqui, agora com mais um motivo, brindar a liberdade!!

    saudações de alegria!

    bjos
    te amooo

    ResponderExcluir
  4. Assista Cisne Negro.

    Obrigado por visitar meu blog. Muita honra se você divulgar meu humilde e querido blog.

    ResponderExcluir
  5. Primaaaaaaaaaa, vamos sim brindar a essa liberdade e, principalmente, à vida!
    Amei seu comentário! Realmente passei muitooo tempo sentada na pedra, agora impulsionei e estou livre...rsrsrs
    Amooooooooooooooo vc! Bjssssss


    Meu novo seguidor e amigo blogueiro Renato, blog devidamente divulgado! Ameiiiiiiiii seu blog. Cinema é tudoooooooooo! Serei sua seguidora fiel! Tenho uns dois textos sobre alguns filmes que me marcaram, quando puder dê uma olhadinha. Será uma honra!
    Obrigada pela visita e venha mais vezes mergulhar por aqui. Será sempre uma alegria recebê-lo neste meu cantinho.
    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Não existe fim, Kátia. Existe o tempo, que é traiçoeiro, ou às vezes, o melhor amigo, quando nos ajuda a esquecer o que não era pra ser. Mas a vida une, separa, aproxima, afasta...e não temos muito controle nesse território, a menos que nos transformemos em seres puramente racionais, que já, não ser o seu caso...risos...boa sorte, no novo começo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, obrigada! É um novo começo mesmo e me sinto mais fortalecida e feliz!
    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Caracaaa, demais mesmo o post hein!!!
    acho q todos nós passamos cada histórias que dariam um livro.
    sejamos fortes com muita saúde que outros amores virão. :)
    ahh, brigadão por seu lindo comentario na minha pagina.
    bjss

    ResponderExcluir
  9. Oiiiiiii meu amigo André! Andou sumido hein... Senti falta de suas visitas.
    Minhas histórias amorosas dariam um livro mesmo...rsrsrsrs
    Bjsssssssss e volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. Querida um lindo texto ..
    Estou aqui pela primeira vez
    e seguindo você .
    Convido a conher -me se gosta siga-me vou ficar muito feliz beijos ,Evanir.
    www.fonte-amor.zip.net
    http://aviagem1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. É minha irmã... e em cada fim há um novo começo. Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Evanir, muito bom receber sua visita neste meu cantinho e mais ainda tê-la como seguidora.
    Venha e mergulhe sempre por aqui!
    Visitarei sim seu blog!
    Bjssssssssss de luz

    Meu amigo Luís, estou mesmo muito disposta e feliz neste novo começo! Estava sentindo sua falta mocinho...rsrsrs
    Bjsssssssss de luz

    ResponderExcluir
  13. Quando a gente imagina que nada mais pode dar errado, vem nosso Pai e diz: "Você aguenta mais uma..." E aí, qdo vc já está na UTI, respirando através de aparelhos vem Ele de novo e diz: "Agora já chega. Recebe tudo de maravilhoso que eu havia reservado pra vc." Ufa... a gente pensa até que nosso nome está fora da listinha Dele. Mas, com certeza, não está! Está bem cravada na carne na alma. Ele sempre tem coisas boas pra gente, mesmo que no pacote venha uma ou duas coisas não muito interessantes(rsrs). Vc minha amiga, com toda sua mestria e luz, é sempre "uma coisa" boa na vida de todos que lhe conhece. Independente da situação. Ainda bem que alguns relacionamentos tiveram fim, se não... Obrigada sempre por tudo que vc foi e é na minha vida. Obrigada por me empulsionar pra bem longe da maldita pedra. Obrigada por me mostrar "que a vida pode ser maravilhosa". Obrigada ainda mais pelo momento q estou (rsrs). (Caramba, me empolguei)
    Fiquemos com Deus e, crendo cada dia mais, que Ele sempre tem maravilhas pra nós.
    Minha irmã, te amo iluminadamente!♥

    ResponderExcluir
  14. Minha amiga e irmã, muito bom sempre poder contar com sua amizade iluminada. Em todo esse processo vc foi o conselho, o ombro amigo e até os puxõezinhos de orelha que a fofinha aqui andou precisando, e muitooooooooo....rsrsrsrs.
    Obrigada por participar agora desta minha alegria de levantar da pedra e descobrir outros caminhos.
    Tbém te amo iluminadamente!
    Bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  15. Oii,passando,pr ti desejar sonhar,sempre...
    porque só os sonhadores vêem o amanhã...
    pois confiar em Deus,não desistir
    de nossos sonhos, abre o caminho da esperança
    e é ela que nos mantém vivos...
    Ouse procurar as coisas
    que ninguém mais pode ver e não tenha medo
    de ver o que os outros não podem...
    Acredite no seu sonhos ,confie sempre em Deus e no seu"coração" pois, ao fazê-lo,
    outros acreditarão na sua capacidade de amar,sonhar...
    Ei vc é especial...
    Acredite,mais em si mesmo!...
    ...porque dentro de você reside toda a força...
    da Esperança, do Amor e do Sonho de Amanhã !
    Desejando que todos tenham os seus sonhos fazendo de sua vida bem melhor ....te desejo um final de semana com toda sorte de benção,fico muito feliz por estar sempre nos Sonhos De Deus,papai te abençõe meu amiga!!!

    ResponderExcluir
  16. Minha mais nova amiga, muito obrigada pelas palavras carinhosas!
    A felicidade é minha tbém por receber suas visitas neste meu humilde cantinho.
    Um fim de semana abençoado para vc tbém.
    Bjsssssssssss de luz

    ResponderExcluir
  17. Acredito que tudo tem um tempo certo, que as vezes passa despercebido ou demora um pouco a chegar, assim penso que é a vida. Um beijo pra ti.

    ResponderExcluir
  18. Bom receber sua visita novemente minha amiga Dea!
    Realmente o tempo desse fim foi longo, mas agora é hora de recomeçar!
    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  19. OIII,passando pr ti dar um bom dia,e presentear teu blog com um selinho,passa no Sonhos De Deus,as regrinhas é facil,UFA rsrsrs,é só copiar e colar o selinho,e colocar em teu blog e presentear mais 5 blogs,o selinho é o que estou agradecendo do blog cantinho da Júú,qualquer duvida me da um oi,teu blog e vc é muito especial pr mim e Sonhos De Deus Bjks!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails