quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Capitães da Areia


Hoje, aproveitando o feriado do Dia das Crianças, fui assistir Capitães de Areia, filme que , aliás, estava esperando ansiosamente. Fanzoca assumidíssima do universo de Jorge, o Amado, diante de mais uma oportunidade de ver na telona uma obra sua, decidi passar a tarde passeando por ladeiras, praias e trapiches da Bahia, acompanhada por Pedro Bala, Dora, Sem Pernas... Enfim,  guiada pelos famosos, destemidos e temidos capitães. E que passeio maravilhoso!

Amei o filme, mesmo não tendo sido muito fiel ao livro. Já contei aqui o quanto minha adolescência foi enriquecida pelas obras do Grande Jorge. Li todos os seus livros e sempre tive verdadeiro fascínio pela maneira encantadora e mágica que a Bahia é retratada em suas obras. Os personagens cheios de ginga e mistérios, mulheres sensuais, homens valentes, malandros, capoeira, candomblé, sincretismo, saveiros, relações místicas e, sobretudo,  as fraquezas humanas e a força negra que corre nas veias de todo baiano. 


Jorge era um branco de alma negra e entendia como ninguém essa força, fruto de uma miscigenação que, na Bahia, ganhou novas cores e encantos. Conhecia cada canto desta terra, a beleza, alegria e  valor dessa gente, que sabe driblar os reveses da vida com fé. Essa gente, que sabe que ser baiano é muito mais que ter nascido na Bahia, é sentir o sangue pulsando nas veias, é amar cada pedaço desse chão, abençoado por santos e orixás.

O filme é muito bom. Um olhar sensível sobre o cotidiano de crianças e adolescentes abandonados e entregues à própria sorte, tendo que sobreviver de furtos e que se unem, formando um grupo mais forte e corajoso, sem contudo perderem a ternura, que os fazem cuidar uns dos outros. Algumas interpretações deixam a desejar e outras nos surpreendem, mas vale a pena conferir. Direção boa, a fotografia maravilhosa, sem contar que sempre é um enorme prazer rever as lindas paisagens  de nossa terrinha.

Recomendo o excelente livro do Amadíssimo Jorge e o filme dirigido por, nada mais nada menos, que sua neta Cecília Amado.

Related Posts with Thumbnails