sábado, 30 de abril de 2011

Celebrando minha Vida


Hoje completo mais um ano de vida. Amoooooooooooooo dia de aniversário! Lembro-me que, quando criança, ficava o mês todo perturbando o juízo da família para que não houvesse esquecimento de data tão especial. Minha mãe era a mais atormentada, pois a fofinha aqui, desde a mais tenra idade, gostava de ser lembrada com festa. Aniversário sem festa? Isso, em minha cabecinha infantil, não existia, aliás, até hoje esta data tem que ser comemorada. Minha mãe, mesmo em épocas de vacas magras, que não foram poucas, sempre arranjava um jeito de fazer nem que fosse só um bolinho para que eu cantasse "parabéns" com a família e os amiguinhos. Que saudade daqueles bolinhos! Eram simples, mas feitos com tanto amor, que valiam mais que qualquer festança com animadores e centenas de docinhos.

Oba, mais um ano!!! Dia de aniversário é o momento de agradecermos a Deus mais um ano de vida, mais um ano de aprendizagem, mais um ano convivendo com aqueles que amamos, mais um ano que lutamos para realizar sonhos, mais um ano de trabalho, mais uma ano de novos amigos e amores... É o dia que celebramos a Vida, a nossa Vida!

Este ano, comecei a comemorar desde ontem. Reuni amigos que amo num famoso botequim da cidade, onde as atrações são bandas de samba, o famoso Partido Alto. Foi uma delícia! Pensem numa noite perfeita, assim foi ontem. Alegria e disposição não faltaram. Sambamos, comemos, bebemos e nos entregamos a uma doce e amorosa comemoração de Vida e Amizade.

E, continuando a comemoração dessas minhas algumas décadas e mais um pouquinho de vida, hoje tem mais e em grande estilo. O que? A mocinha aqui tá cotada...rs Hoje terei o imenso e amorosíssimo prazer de jantar com os meus grandes amores, aqueles que ocupam as maiores porções deste meu coração aniversariante: meu filho, meu pai, meus irmãos, minhas cunhadas, meus sobrinhos e minha nora. Vai faltar alguém? Claroooooooooooooo. Minha mãe, minha irmã e seus filhotes que moram longe, porém mesmo distantes estarão presentes, pois o nosso amor nos aproxima. Sei que vai ser uma noite muito especial!

Completo sim mais um ano, mas não me sinto mulher madura ( Roberto Carlos que me desculpe, mas odeio esta expressão) ou coroa, muito pelo contrário, acredito que experiência nos torna mais leves e menos encanados, o que faz rejuvenescer e não cair do pé de tão maduros. O corpo pode até nos trair, mas o espírito nunca terá a idade do desânimo e do cansaço, tenhamos a idade que tivermos. Meu inquieto espiríto é e sempre será um jovenzinho, descobrindo os segredinhos desta louca vida. Aliás, costumo dizer que mulher não envelhece, fica loura!rs


Obrigada Senhor, por este presentão chamado VIDA!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sou pássaro e não paisagem!


Iniciei esta semana de aniversário, refletindo sobre o tempo. Um balanço dessas minhas algumas décadas e um pouquinho neste mundo de Deus...rs e cheguei a conclusão que este tal tempo tem sido muito generoso comigo, até porque essa minha intensa paixão pela vida, não me permite preocupações com o Senhor Tempo. Assim como Clarice, “ não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito”.

Lendo este belíssimo texto de Dalai Lama, constatei que me tornei uma pessoa muito mais feliz, quando deixei de colecionar os nãos e abri meus braços e coração para as pequenas felicidades, que mesmo quando se disfarçam e brincam de esconde-esconde, eu, pássaro, livre e alçando voos, determinada e teimosa como sou, sempre as encontro. Assim seja!

SOU PÁSSARO E NÃO PAISAGEM!

TRIBUTO AO TEMPO

"Dizem que a vida é curta, mas não é verdade.
A vida é longa para quem consegue viver pequenas felicidades.
E essa tal felicidade anda por ai, disfarçada, como uma
criança tranquila brincando de esconde-esconde.
Infelizmente às vezes não percebemos isso e passamos
nossa existência colecionando nãos:
a viagem que não fizemos,
o presente que não demos,
a festa que não fomos,
o amor que não vivemos,
o perfume que não sentimos.
A vida é mais emocionante quando se é ator
e não espectador;
quando se é piloto e não passageiro,
pássaro e não paisagem, cavaleiro e não montaria.
E como ela é feita de instantes, não pode nem deve ser
medida em anos ou meses, mas em minutos e segundos.
Esta mensagem é um tributo ao tempo.
Tanto aquele tempo que você soube aproveitar no passado quanto aquele
tempo que você não vai desperdiçar no futuro.
Porque a vida é agora... Não tenha medo do futuro,
apenas lute e se esforce ao máximo para que ele seja
do jeito que você sempre desejou.
A morte não é maior perda da vida.
A maior perda da vida é o que
morre dentro de nós enquanto vivemos."
(Dalai Lama)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Santa Páscoa


Gente, como este ano tá passando rápido! Já estamos na Páscoa e parece que foi ontem que comemoramos o Natal. Bom, mas como no Natal, essa época de Páscoa é época de reflexão e não só de chocolates e coelhinhos. Tudo bem, eu, como chocólatra assumida, também gosto muitooooooooooo da parte dos chocolates...rs

Na Páscoa, temos mais uma oportunidade de repensar nossa vida e é uma pena que este período, onde relembramos a maior prova de amor da história da humanidade, venha embalado com apelos publicitários cada vez mais criativos, valorizando mais os ovos de Páscoa que o significado maior da ressurreição.

Ontem, conversando com meus alunos sobre este tema, perguntei qual o verdadeiro significado da Páscoa. Nem queiram saber as respostas. Teve até aluno que me disse que Páscoa era o dia do chocolate. Pode?! Ouvindo tamanho disparate, tive que salvar aquela pobre alma, dando uma senhora aula bíblica. Acredito que, depois da aula, eles compreenderam que a ressurreição de Cristo foi o visto amoroso de Deus em nosso passaporte de Vida.

Aqui em casa, assim como no Natal, a Páscoa é comemorada com muita alegria. A sexta-feira é reservada para orações e no domingo acontece o almoço festivo, pois entendemos que o dia em que relembramos a Paixão de Cristo, não é o dia mais adequado para comilança e memoráveis porres de vinho, como acontece tradicionalmente, principalmente na Bahia, onde as comidas típicas se tornam as estrelas do dia. No domingo sim, a festa começa cedo. As crianças procuram os ovos escondidos, seguindo os rastros do coelhinho, e o almoço da família é um típico almoço baiano regado a vinho. A sobremesa? Ovos de Páscoa, é claro! rs

A ressurreição de Cristo me faz refletir em que setores de minha vida a Páscoa precisa acontecer com mais intensidade, fazendo renascer atitudes e gestos mais solidários, mais amorosos, mais compreensivos. Renascimento é vida nova. È abandonar tudo que nos torna infelizes, tudo que não colabora para convivermos bem e ceder lugar a sentimentos mais nobres e uma maneira mais amorosa de acolhermos a nossa vida e a do outro.



Desejo, aos meus amigos e seguidores, uma Páscoa repleta de Paz, harmonia, reflexões e muito Amor com gostinho de chocolate!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Grande Martha!

Gosto de postar aqui, neste meu espaço virtual, textos de meus autores preferidos. Autores estes, que se fazem presentes em minha vida, com suas linhas que me emocionam e me fazem refletir. Amo as crônicas de Martha Medeiros e já li quase todos os seus livros. Me encontro inúmeras vezes em muitos de seus parágrafos.

Este texto de Martha Medeiros é a minha cara!

Sou avessa a regrinhas e, como Martha, sei muito bem o que faz bem e o que faz muitooooooooo mal pra minha saúde. Concordo com ela em gênero, número e grau.

Viver bem, saboreando com intensidade os inúmeros prazeres da vida, sonhar, ser solidário, escolher a simplicidade, saber conviver...Enfim, fazer da vida um poema, como escreveu a Grande Cora Coralina, é a melhor dieta, pois mesmo que o meu corpo tenha uns quilinhos a mais, o meu espírito tem elegância de top model.

O QUE FAZ BEM À SAÚDE – MARTHA MEDEIROS

Cada semana, uma novidade. A última foi que pizza previne câncer do esôfago. Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas, peraí, não exagere...

Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.

Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.

Prazer faz muito bem. Dormir me deixa 0 km. Ler um bom livro, faz-me sentir nova em folha.

Viajar me deixa tensa antes de embarcar, mas, depois, rejuvenesço uns cinco anos ! Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheia de ideias !

Brigar, me provoca arritmia cardíaca. Ver pessoas tendo acessos de estupidez, me embrulha o estômago !

Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano...

E telejornais... Os médicos deveriam proibir... como doem !

Caminhar faz bem, namorar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem: você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.

Acordar de manhã, arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite, isso sim, é prejudicial à saúde.
E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda.

Não pedir perdão pelas nossas mancadas, dá câncer, guardar mágoas, ser pessimista, preconceituoso ou falso moralista, não há tomate ou muzzarela que previna!

Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau !

Cinema é melhor pra saúde do que pipoca.
Conversa é melhor do que piada.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Pergunta é melhor do que dúvida.
Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada !


Meus amigos, informo que este texto, na internet, foi atribuído falsamente a Luís Fernando Veríssimo. Coisas do mundo virtual! rsrs




quarta-feira, 13 de abril de 2011

Beijos, beijos, beijos...


Beijo de mãe, fonte de amor.
Beijo fraterno, sela momentos.
Beijo de amigos, gotas de carinho.
Beijo de filho, aquece o coração.
Beijo romântico, acende desejos.

Aos meus amigos e seguidores muitos beijinhos carinhosos!

Feliz Dia Internacional do Beijo!

sábado, 9 de abril de 2011

Grande Rubem Alves!

Hoje, acordei melancólica e relendo alguns textos de Rubem Alves, que é um de meus autores preferidos, encontrei um trecho sobre encontro e separação que gosto muito.

Esses dias tenho refletido muito sobre as alegrias do encontro e todas as dores de uma separação. São os meus famosos "porquês". Sou PHD em tentar entender essa ebulição de sentimentos que movimenta minha vida e, quando este entendimento não acontece, fico louca.

Sei que a vida não é para ser entendida e sim vivida com intensidade, mas, tentar entender o que se passa aqui dentro deste meu velho e guerreiro coração é fundamental. Acontece que, às vezes, ou melhor, quase sempre, este meu coração consegue driblar minha razão com a maior facilidade. Argh... que raiva! rsrs Mas, de qualquer forma, mesmo que de vez em quando, ele me contrarie trazendo sentimentos loucos, como hoje, não posso esquecer o quanto é generoso comigo ao se derreter de paixão pela vida.

"Amor é isto: a dialética entre a alegria do encontro e a dor da separação... Quem não pode suportar a dor da separação não está preparado para o amor. Porque amor é algo que não se possui, jamais. É evento de graça. Aparece quando quer, e só nos resta ficar à espera. E, quando ele volta, a alegria volta com ele. E sentimos então que valeu a pena suportar a dor da ausência, pela alegria do (re)encontro."
                                                                                                     Rubem Alves

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Paixão de Verão


Estamos no início do Outono, meu blog encerrou o Verão, se despindo do azul do mar e vestindo seu traje outonal, para desfrutar com alegria a estação das folhas e dos frutos. Mas, antes de começarmos a produzir bons frutos junto com a nova estação, preciso registrar aqui  as últimas emoções que vivi neste Verão de 2011, verão esse, que ficará guardado em meu  baú de lembranças com a etiqueta: VERÃO DE PAIXÕES. Quando me refiro a paixões, não estou limitando a palavra a esfera das paixões românticas e sim ampliando seu significado a tudo que nos estimula a nos deliciarmos com cheiros, sabores, toques e momentos da Vida. Esse Verão foi, por inúmeros motivos, bem especial!

Voltando às paixões românticas, quem nunca se deixou levar de forma encantada por uma paixão de Verão? Eu já tive algumas, mas a desse ano foi, digamos assim, mágica. Eu sei, isso tá meio adolescente...rs, mas foi exatamente assim que eu me senti. Ah... e como foi bom! Depois de algumas décadas de vida, preciso, de vez em quando, relembrar como é ter quinze anos. Faz bem e rejuvenesce!

Minha paixão de Verão teve início numa das inúmeras festas que frequentei neste período. Foi cruzar olhares e os deuses, que regem este tipo de paixão, começaram então o seu trabalho de forma bastante competente, pois tiveram que se rebolar para que as partes interessadas se aproximassem. Concluída esta etapa do trabalho, eles, os deuses, puderam até tirar uma folguinha, pois o resto correu por nossa conta e até descobrimos que na arte da sedução, os competentes, éramos nós.

Momentos intensos, encontro de afinidades, inúmeros telefonemas, mensagens carinhosas, um ruído na comunicação que acabou gerando um  conflito, uma conversa sincera para serenar os ânimos, muito carinho e finalmente a conclusão que paixões de Verão acabam, mas amizades sinceras se eternizam. Minha paixão de Verão é um homem do bem. Bonito, inteligente, bem humorado, carinhoso, às vezes orgulhoso, mas, assim como eu, extremamente sincero. Uma pessoa, daquelas que sinto alegria por ter conhecido, mais ainda, quando percebo o quanto ele parece comigo.

Na última semana que vivemos nosso romance relâmpago, ganhei dele uma mensagem linda e, tenho que confessar,o meu ego quase não dormiu. Perguntei se podia postar aqui, pois tudo que me emociona e faz a diferença em minha vida gosto de trazer para minha casa virtual, assim ela sempre terá minha marca, meu jeito e refletirá as dores e delícias de ser quem eu sou. Obtive o ok para a postagem e divido com vocês, meus amigos, o registro mais bonito que já tive de uma paixão de Verão.

"                                   Contrariando a Física

Está comprovado fisicamente, que os opostos se atraem e os iguais se repelem. Moléculas com cargas elétricas iguais se repelem e o inverso também é verdadeiro.

Pois comigo os iguais se grudaram, compactaram, e de certa forma tornaram-se um único corpo.

A energia exotérmica emanada deste encontro, a afinidade quase gritante e as semelhanças indiscretas de tão iguais que são, faz-me questionar se a física está certa.Não sou um louco, respeito os anos de trabalho de Newton, Einstein...mas encontrei uma molécula loira, que de tão parecida e com tanta energia positiva,igual a minha,me fez repensar.

Será que Newton passou por essa mesmo embaraço na vida? Preciso urgentemente de uma resposta ou de um teorema, que acalente minha aflição, antes que a reação se conclua e torne-se somente uma molécula, uma só energia... Um só coração..."
                                           Autor conhecido, porém censurado...rs

O Verão foi embora e levou a paixão, o Outono chegou, trazendo a certeza, que ganhei um amigo mais que especial.


Related Posts with Thumbnails