quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Salto Alto

Admiro muito mulheres que tem o dom para usar um bom salto alto. Dom sim, porque se equilibrar em verdadeiros andaimes como alguns saltos me parecem, é realmente um dom. Não sou nem um pouquinho adepta a este tipo de calçado e só os uso quando não tenho jeito mesmo, naquelas ocasiões em que as minhas rasteirinhas seriam motivo de olhares reprovadores. Não que eu seja uma pessoa que me importe muito com opiniões alheias, porém vivo numa sociedade em que certas ocasiões pedem mesmo o tal do salto alto. E vocês precisam me ver um dia em cima de um deles. É uma cena hilária! Quase não me locomovo e fico parecendo um peixe fora d'água.

Salto alto requer tipo físico e elegância, é claro. Meu estilo é outro. Gosto mesmo de vestidos e rasteirinhas básicas. Combinam mais com meu espírito livre e um pouquinho rebelde, mas tenho que concordar que um bom salto alto, usado com estilo e elegância, é muito sensual e faz alguns homens perderem a cabeça e outras cositas mais.  Talvez eu não faça um homem perder o juízo usando minhas rasteirinhas, mas, com certeza, os que já me observaram usando um salto agulha, estão correndo até hoje.

A história do salto alto é bem antiga. Os primeiros foram encontrados em uma tumba no Antigo Egito e, provavelmente, caracterizavam posição social, assim como na Grécia Antiga e no Japão. Em 1926, o imperador Hirohito foi coroado usando sapatos com plataforma de 30 cm de altura, façanha que deve ter sido fruto da tal disciplina oriental. 

A história também nos revela que saltos altos estão relacionados à sexualidade.  Na Antiga Roma, as prostitutas eram identificadas por usar saltos altos. Já as odaliscas turcas eram obrigadas a usar este tipo de calçado para não conseguirem fugir dos haréns. Se fosse nos dias atuais, essa tática não funcionaria, haja vista as mulheres que conseguem atravessar o sambódromo sambando elegantemente em cima de saltos pra lá de agulhas. É de se admirar mesmo! Gostaria muito de possuir este talento, mas vou rezar para que, em alguma outra vida, possa voltar mais esguia e elegante podendo assim me equilibrar sobre um Luís XV com a mesma mobilidade e desenvoltura que tenho quando estou descalça.

Mas, iniciei este post sobre saltos altos, pois estou muito impressionada com a população feminina desta cidadezinha paraense na qual me encontro. Aqui, as minhas rasteirinhas são vistas quase como um ato subversivo. Acreditem, até para fazer umas comprinhas no mercado da esquina, e atentem para o fato que a cidade é tão pequena que qualquer lugar é ali na esquina, as mulheres usam salto alto. Não, não são saltinhos, são saltos daqueles que nem consigo me levantar depois que calço. Parece que é uma regra do lugar. Observo estes saltos na igreja, no clube ( podem acreditar!), na padaria, na farmácia...Enfim, o código de feminilidade desta cidade é o salto alto. Catarina de Médici, a quem é atribuída a invenção do salto alto, ficaria encantada se pudesse passar um dia aqui, entre tantos exemplares modernos de sua famosíssima invenção. Não tem peso, altura, tipo e tamanho de pé ( rechonchudos para entrarem num bico fino dão trabalho, além de ser ridículo) que impeçam a ala feminina desta cidade de cultuar o "santo salto alto". É impressionante!

Sei que minha rasteirinha, às vezes, não é muito compreendida, como aconteceu na Primeira Comunhão de meu sobrinho no domingo, mas, apesar de admirar o dom do salto alto que o mulherio paraense tem, não me torturaria horas a fio numa missa com um sapato desconfortável de jeito nenhum.



E viva o conforto das rasteirinhas!

7 comentários:

  1. Este blog realmente vale a pena conferir, gostei muito do texto e principalmente da linguagem bem macia de se enteder e ainda por cima um contexto histórico posto em sua postagem. homens usando salto! que engraçado. concordo que usar salto é pra quem tem aptidão. tive uma namorada que gostava de salto, porém não sabia andar com ele, era um desastre. eu morria de rir, mas sem ela ver. porque se me visse rindo, n sei n. acho que o mais certo é se sentirmos bem, com qualquer coisa, não importa. co relaçao a minha antiga namorada, eu dizia a ela, porque do n paga aquela sandalhinha mais baixinha... RSRSRS

    ResponderExcluir
  2. Kátia, eu deveria ter nascido com 1,70m, mas como isso não aconteceu, recorro ao saltão sempre que necessário. Habitualmente é difícil me ver em cima deles, é humanamente impossível passar o dia todo dando aula em cima do salto.
    Mas nas baladas da vida, principalmente aquelas em que minhas pernocas finas estão de fora, ele se faz necessário, e te digo, nunca me deixaram na mão. Homem ama saltão mesmo!
    Vai ver que é por isso que as paraenses não largam dele...
    Bjo, amiga, senão escrevo um post aqui, rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meu amigo! É sempre um prazer tê-lo visitando o meu blog. Realmente quem não sabe usar os tais dos saltos pagam verdadeiros micos. Micos não, como diz meu sobrinho, pagam verdadeiros King Kongs...rsrsrs Bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Paty, realmente admiro mulheres que tem perfil para saltos altos e fico feliz pelas amigas que convivem bem com eles, porque eu sou uma verdadeira negação neste quesito...rsrs Bjs

    ResponderExcluir
  5. Salto alto é nada, se não estiver com pés, depilação, e unhas bem feitas e lindas. Tb não é nada se não estiver com cabelo alinhado, adequado à roupa, à situação, ao horário...ou seja, pra usar salto alto, há de se planejar e cuidar de milhões de outras tarefas femininas...uma trabaleira danada...e pior, isso vale para as rasteirinhas...rs... mas viva o conforto e a simplicidade! Adorei as notas históricas no texto! Bj

    ResponderExcluir
  6. É verdade viajante, salto alto ou rasteirinhas pedem o kit completo...rsrs Bjs

    ResponderExcluir
  7. Primaaa, nos somos preticamante gemeas...vc se descrevendo nessas situações, sou eu na mesma intensidade...apesar da minha altura avantajada...kkk me sinto observada, por nao compartilhar desse gosto de esta nos saltos...uma boa rasteirinha me leve a qualquer lugar, por isso prefiro casamentos na praia..

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails