quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Livros e Filmes

Amo cinema, mais ainda quando o filme é baseado em alguma obra literária e, nesse caso, prefiro ler o livro antes de assistir o filme.

Sempre percebi que, na maioria das vezes, a obra cinematográfica não é fiel ao texto. Imagino que não seja muito fácil sintetizar um livro a fim de transformá-lo num roteiro e ainda de brinde transportar para a telona o olhar e toda a emoção do autor ao escrever sua obra. Mas, como toda regra tem lá suas exceções, até ontem eu só havia assistido um filme que me deu a sensação de estar lendo cada palavra do livro “...E O Vento Levou” de Margaret Mitchell. A saga de Scarlett O'Hara, seu romance com Reht Butller e o amor pela terra de Tara. Romance ambientado durante a Guerra Civil Americana, tido por muitos como o maior filme de todos os tempos. Recomendo o livro e o filme para aqueles que não conhecem a história.

Ontem assisti Comer, Rezar e Amar e fiquei feliz ao constatar a fidelidade ao livro. Li o livro numa época que estava passando por frustrações e buscas semelhantes às da autora, sem as viagens, é claro...rs, por isso me marcou muito. Quando soube que o texto tinha sido roteirizado para o cinema, tendo a excelente Julia Roberts no papel da autora, fiquei na expectativa e confesso que, mais uma vez, não acreditava muito que fosse me surpreender. Mas, pela segunda vez, tive a grata surpresa de vivenciar as mesmas emoções que tive ao ler o livro. Vale mesmo conferir a fiel representação das vivências de Elizabeht Gilbert, que teve a coragem de sair pelo mundo em busca de seu mundo interior, descobrindo caminhos através de experiências gastronômicas, espirituais e, principalmente, afetivas.

Hoje acabei de ler o novo livro desta autora: Comprometida. Comer, Rezar e Amar conta a busca de Elizabeth por ela mesma, Comprometida é a história do que ela encontrou depois. Uma irresistível história romântica contada com bom humor e sabedoria. Uma verdadeira meditação sobre o amor e, principalmente, sobre casamento. Amei! Espero que esta história também nos emocione no cinema.


 Recomendo mais uma vez os livros e o filme!



6 comentários:

  1. Excelente dica Kátia, o filme é mesmo muito bom. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Te falei que era bom... Julia está perfeita, e ainda por cima tem Javier Bardem falando portunhol. Adoooooro!

    ResponderExcluir
  3. Luís, realmente o filme é excelente!

    Amiga, vc tinha razão. A interpretação de Julia Roberts é sem comentários sem falar naquilo tudo chamado de Javier Bardem...rsrs Aff... e ela ainda teve dúvidas...kkkkkk Bjs

    ResponderExcluir
  4. Prima, nada poderia falar sem antes assistir...pq tava dificil conseguir ir ao cinema aqui.
    vc foi perfeita nas suas observações como sempre, e realmente terei q ler o livro...rs a Julia, sem palavras!!
    e claro hei de ler a sua proxima sugestao...
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Prima, eu sabia que vc iria gostar! Leia mesmo os livros. Bjokas

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails