quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Lendo, descobrindo e aprendendo


Desde que fui alfabetizada e descobri o maravilhoso mundo das letras não me separei mais dos livros. A literatura se transformou no meu refúgio e prazer. Lembro-me que na infância, todos lá em casa já sabiam, que quando a criança levada não estava aprontando era porque estava encantada com princesas, príncipes, sapos, bonecas de pano e outros personagens que povoaram o meu universo infantil. Minha mãe, entusiasmada com meu interesse pela leitura, incentivava-o me brindando com verdadeiras joias literárias, como os inesquecíveis Reinações de Narizinho, os contos de Christian Andersen e as fábulas de Esopo. Além do estímulo, minha mãe sabia que não tinha nada mais eficaz que a leitura, para deixar a criancinha barulhenta e irrequieta bem tranquila.

Minha paixão pela leitura começou cedo. Revistas em quadrinhos, contos de fadas e as histórias encantadoras de Monteiro Lobato na infância, romances água com açúcar, o suspense de Agatha Christie, os clássicos de Machado de Assis e José de Alencar, os fascinantes e sensuais romances de Jorge Amado na adolescência, depois vieram as biografias, dramas, crônicas e leituras acadêmicas na juventude, isso sem falar na poesia que sempre foi o tempero a mais nesta minha fome de letras.

Ao longo desta minha viagem cultural através da literatura, fui descobrindo lugares, épocas, vidas interessantes, pontos de vistas diferentes, histórias de amores perdidos e encontrados, o cotidiano contado com humor... Aprendi um pouco sobre culturas, fatos históricos, misticismo, religiões, espiritualidade, teorias pedagógicas e muito sobre a vida pela ótica de vários autores. Continuo descobrindo e aprendendo.

Resultado de tanto estímulo: me tornei, na fase adulta, uma leitora compulsiva e voraz. Às vezes, leio três livros num mesmo período. Quando entro numa livraria não quero mais sair, me sinto assim como uma criança numa loja de doces e brinquedos. Fico realmente fascinada! É um vício mesmo. Pena que não dá para levar vários livros numa só compra.

Neste período de licença, como não poderia deixar de ser, estou atualizando minhas leituras, saboreando cada palavra de um gênero literário que sempre me encantou: crônicas, esse estilo bem humorado de se retratar o cotidiano. Esta semana li dois livros de autores excelentes, dos quais sou fanzoca assumida, e quero recomendá-los aos amigos, que como eu, amam viajar pelas linhas de um bom texto.

 " A solidão não precisa se valer apenas do monólogo. Pode aprender a dialogar, e deve exercitar isso através da arte. Há sempre uma conversa silenciosa entre o ator no palco e o sujeito no escuro da platéia, entre o pintor em seu ateliê e o visitante do museu, entre o escritor e seu leitor desconhecido. Ah, os livros de novo. De todos os que preenchem nossa solidão, são os livros os mais anárquicos, os mais instigantes. Leia, e seu silêncio ganhará voz."  Martha Medeiros - Doidas e Santas





 " A alma é uma grande mar que vai depositando conchinhas no pensamento. É preciso guardá-las. O que torna a conchinha importante não é o seu tamanho, mas o fato de que alguém a cata da areia e a mostra para quem não a viu: "Veja...". Literatura é mostrar conchinhas."  Rubem Alves - Ostra feliz não faz pérola



6 comentários:

  1. Já li mais, assim como vc, 3 de uma vez.
    Em tempos de internet o papel tem ficado de lado.
    Preciso rever isso.

    ResponderExcluir
  2. Reveja mesmo amiga, nada como um bom livro! Não deixo esse maravilhoso vício nunca...rsrsrs Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Um bom livro é tudo. Preciso resgatar a leitura, ou melhor, a leitura não técnica, alheia ao lado profissional. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Luís, comece então por esses dois livros que recomendei. São ótimosssssssss! Bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Minha querida, vou aceitar suas recomendações. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. katita realmente a leitura nos transporta para um mundo maravilhoso basta sabermos escolher bons livros!!! ler é fundamenteal já dizia o velho LILITO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails