sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Chapada Diamantina



A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais.

Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase. São tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira,  praticar esportes e aventuras.

A cidade mais visitada é Lençóis, cidade que surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê.

Visitar a Chapada Diamantina, e mais precisamente a cidade de Lençóis, era um antigo sonho que, finalmente, consegui realizar. Mais um item daquela minha listinha de realizações no período de licença, lembram? Pois é, foi realmente um momento desses inesquecíveis, que a gente guarda naquele baú de recordações especiais.

Nunca fui muito fã de mato, meu negócio sempre foi praia, mas como sempre acreditei que temos que vivenciar o máximo de experiências nesta louca e curtíssima vida, há muito tempo nutria o desejo de conhecer a tão famosa Chapada Diamantina. Confesso que pensava muito sobre as tais trilhas e só de pensar, já ficava cansada, mas como sou muito determinada, decidi encarar mais esta aventura, afinal de contas, também fazia parte do pacote o festival de música.

Pois bem, realizei as tais trilhas com louvor, apesar de sempre chegar por último e com a língua do lado de fora. Era realmente uma cena! Mas, como não existe conquista sem esforço, valeu muito cada respiração ofegante, cada dorzinha nas perninhas curtas e grossinhas, teve uma hora que elas nem respondiam mais o meu comando...rs. Valeu pelas paisagens deslumbrantes que tive o imenso prazer de admirar, valeu pelos banhos maravilhosos nos rios, ribeirões e afins. Valeu pelo passeio inesquecível e emocionante na gruta Lapa Doce e, principalmente, valeu compartilhar todo o meu encantamento mais uma vez com Mila, amiga que amo, com velhos e novos amigos. A galera era animadíssima! Todos se tornaram, durante as trilhas, meus maiores incentivadores, torcedores mesmo, pois a atleta de copo aqui, superou todos os limites do corpinho...rsrs

Na gruta Lapa Doce houve um momento muito especial em que o guia apagou a lamparina para que, no escuro, pudéssemos sentir a energia daquele lugar. Foi um momento de oração e contato muito íntimo com Deus. Me emocionei e agradeci muito por tudo que faz minha vida ter sentido: família, amigos, trabalho, momentos como aquele... Enfim, foi uma conversa da criatura com o criador no silêncio de uma caverna.

Vocês poderão me perguntar se eu voltaria lá. Respondo: voltaria sim, só para curtir o festival mesmo. Já dei minha cota de atletismo para a Chapada nesta vida, mas, talvez, em outra, quem sabe....


12 comentários:

  1. Bom saber que mais uma pessoa pode desfrutar das maravilhas da Chapada Diamantina. Não há como não se encantar por esse lugar especial. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo, o lugar é mesmo especial, uma energia prá lá de positiva, mas aquelas trilhinhas novamente não vão rolar mais não...rsrsrsrsrs Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Amiga, deixe de pensar bobagem... vc ainda não percebeu que se tornou exemplo de superação, garra, determinação, motivação e alegria. Vc consegue repetir o percurso e ainda ir na Fumaça e na do Sossego (em passinhos lentos...rsrs). Eu confio em vc!!!♥
    Bj grande!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, vc bem sabe que meus passinhos lentos me farão chegar na Fumaça em três dias e não em três horas...kkkkkkkkkkkk Mas, prometo que pensarei com muito carinho neste caso. Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  5. Katita, só em ver as fotos fiquei cansada. Só vc me entende, parece que o mundo inteiro gosta de caminhar mato adentro, menos nós!
    A Chapada é linda, o lugar é mágico, mas viva o litoral brasileiro!!!

    ResponderExcluir
  6. Pois é amiga, nada como uma boa prainha para relaxar. Valeu a experiência, mas não combino mesmo com mato. E viva mesmo o litoral brasileiro! rsrs Bjokas

    ResponderExcluir
  7. Prima, é pura magia..nao se considerere apenas mar..praia... vc é natureza em sua melhor forma, a que encanta. E sabe qual a natureza que vc melhor se traduz, a natureza humana! pois nao basta gostar tem que saber fazer amigos...e vc pode ir a qualquer lugar onde estiver uma ou mais pessoas, que com certeza será alegria.
    Chapada, com certeza é o lugar especial, onde se renova as energias..veja sua foto do orkut...a luz que te ilumina ou a que vc reflete??
    bjos te amo!

    ResponderExcluir
  8. Primaaaaaaaaaaaaaaa, essa alegria de viver que tenho, realmente é de família, não é mesmo? Todos nós temos para dar, vender e ainda sobra. Obrigada minha prima, amiga, irmã por vc existir! Tbém te amoooooooooo muitoooo! Bjokas

    ResponderExcluir
  9. Oi Kátia, adorei saber tanto sobre a Chapada..já estive no Capão, e passei por Mucugê, rapidamente. deu vontade de ficar lá...aproveita e veja meus posts sobre:
    http://foiassimdoispontos.blogspot.com/2009/09/entre-pedras-e-vales.html
    http://foiassimdoispontos.blogspot.com/2009/09/entre-pedras-e-vales.html

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, bom tê-la como seguidora deste meu filho chamado blog. Vou, com certeza, conferir os posts. Bjokas

    ResponderExcluir
  11. Kátia,
    Massa esse teu passeio. Sou até suspeiro pra falar. risos... Abraços!
    Sumo, desapareço e às vezes apareço. É o impiedoso tempo que marca os compassos da vida.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oi Gleidson. Esse passeio foi bom mesmo! Sempre fico feliz com suas visitas. Apareça quando quiser. Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails