sábado, 4 de setembro de 2010

Senhora Vida

Acho interessante como a Senhora Vida nos ensina. Quando pensamos que algo está estabelecido, quando acreditamos que determinadas situações se resolveram, quando temos  "certeza" que tudo já  se ajeitou no terreno de nossas emoções, quando cuidamos de acomodar nossas angústias e incertezas, quando o sonho fica distante e decidimos simplesmente aceitar, quando tentamos apaixonadamente levar a vida, controlando os acontecimentos a nosso bel prazer, de repente descobrimos que a Senhora Vida sabe muito bem o que quer e que, às vezes, só para nos agradar, nos delega o comando, mas, em algum momento, vai nos fazer descobrir que nem tudo é como parece ser.

A Senhora Vida é mestra! Sabe ensinar e gosta quando sabemos aprender. Ela é caprichosa, conhece os caminhos que vamos trilhar e se põe a rir quando decidimos, cheios de certezas, como vamos controlá-la. Tolos!  Quando menos esperamos, ela vai de encontro a tudo que estabelecemos e, justamente nestes momentos, é que aprendemos.

O inesperado, que nos é apresentado pela Senhora Vida, nos faz reavaliar comportamentos, conceitos e certezas. Nos faz ter um novo olhar sobre situações, emoções, sonhos, angústias... Enfim, nos oferece uma nova oportunidade para trilharmos os caminhos certos. Nos presenteia com a certeza que não somos nós sempre a conduzi-la , é ela que, na maioria das vezes, nos leva. Como diz Zeca Pagodinho " deixa a vida me levar". O problema é que não deixamos e, muitas vezes, nos enganamos, acreditando que temos o domínio de todas as situações, em todos os seus aspectos!

Somos aprendizes, por vezes teimosos e impetuosos, mas a Senhora Vida sabe nos levar com jeitinho, como uma mãe que ensina e que também corrige. Ela sabe que não podemos simplesmente acomodar angústias, temos que transformá-las em esperanças. Sabe que não conseguiremos "ajeitar" emoções, temos que vivê-las até o última gota, para assim renová-las. Sabe que situações mal resolvidas adormecem , mas despertam. Sabe que sonhos distantes precisam de tempo e empenho para se tornarem próximos. Sabe que não podemos amadurecer se não conseguirmos lidar com suas constantes surpresas.

Ao nos surpreender, a Senhora Vida nos coloca diante de situações, que nos preparam para sermos aprovados no exame da Felicidade.

Deixemos, então, a vida nos levar como humildes aprendizes para sabermos levá-la com sabedoria!



11 comentários:

  1. "Senhora vida", como toda pessoa mais velha e experiente, ela nos passa seus conselhos de anciã, seu cabedal de conhecimentos. No texto Desiderata,há uma referencia sutil sobre o assunto,(Aceite bondosamente o conselho dos anos e com serenidade os fatos da juventude). Senhora vida, esta tem sempre algo a ensinar nunca a aprender.

    ResponderExcluir
  2. É, meu amigo, e esta senhora tem me ensinado bastante! Bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Senhora Vida sabe da coisas... não desprezemos suas verdades.

    ResponderExcluir
  4. Realmente a vida é algo inesperado e realmente é a mãe de todos nós (a grande senhora) devemos trata-la com carinho e querê-la como ninguém jamais o fez. viver bem é o que importa, devemos desfrutar da melhor forma possível desse bem com gosto de maça verde com gotinhas de água da manhã. de fato a senhora mãe é a que dita os nossos caminhos...

    ResponderExcluir
  5. Mt bom blog é um prazer em tê-la como minha seguidora, adorei o visual, e a sessão de filmes assistidos. Ele nos deixa em casa e bem avontade.

    ResponderExcluir
  6. E como sabe Paty, nós é que às vezes a subestimamos! Bjo


    Antonio, prazer imenso tê-lo como seguidor deste humilde filho chamado blog! É, meu amigo, esta senhora é que dita mesmo os nossos caminhos. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Então,Antonio, sinta-se em casa e fique bem a vontade..rs Também gostei muito de seu blog e já sou seguidora fiel. Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Vai lá saber o que essa Senhora nos reserva... Beijão Kátia.

    ResponderExcluir
  9. Pois é Luís, o pior é que sempre tentamos adivinhar...rsrsrss Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  10. Senhora vida sábia tem me ensinado muito nesses ultimos anos.
    Lindo post.

    Aproveitando para agradecer as visitas e comentário no meu blog.

    Boa semana

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Carla. Seu blog é muito bom, sou seguidora fiel. Boa semana para vc também. Bjokassssssssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails