domingo, 19 de junho de 2011

Esperança


Lembro-me, como se fosse hoje, o dia que minha mãe me apresentou um bichinho verdinho, parecendo um gafanhoto, dizendo que seu nome era Esperança. Eu devia ter uns, sei lá, seis ou sete anos. Estávamos no sítio de meu avô, sentadas na varanda e, de repente, aquele bichinho resolveu participar daquele momento mãe e filha. Ela pegou cuidadosamente a Esperança, me disse que fechasse os olhos e fizesse um pedido. Não, não pedi uma boneca, mesmo porque nunca tive paciência de brincar com bonecas, eu pedi mesmo foi uma big bicicleta. A criancinha não era boba.

Quando abri os olhos, minha mãe me explicou que todas as vezes que eu encontrasse em meu caminho a Esperança, nunca deixasse de fazer um pedido e acreditar nele, me ensinou também que Deus tinha criado aquele bichinho para não esquecermos que também temos esse bichinho verdinho e cheio de possibilidades dentro da gente, um sentimento bom, que nos faz acreditar. Quando sonhamos com algo, disse ela, a Esperança é a primeira a se apresentar e a última a ir embora.

Nunca esqueci aquele dia e bem sei que é a esperança que nos movimenta em direção a realização de sonhos, mas a maturidade (vixe, palavrinha pesadinha essa...rs) e alguns meses de terapia, me ensinaram que a esperança só morre quando os nossos sonhos ultrapassam a linha do possível e desembocam nos mares do impossível. Neste caso, entram em cena as “falsas esperanças”, que podemos ou não alimentar, vai depender do grau de sanidade de cada um, sim, porque às vezes, a gente surta e fica procurando justificativas fantasiosas, tentando nos enganar e tornar o que é falso, real. Santa ingenuidade! Mas, graças a Deus, os surtos passam e voltamos à realidade das esperanças possíveis.

Confesso, que existe até um lutinho básico daquela esperança que morreu, mas para cada esperança que se foi, outras tantas pousam em meu coração.

10 comentários:

  1. O legal da esperança é que quando a gente perde uma (talvez uma esperança vã), vem outra, aquela do recomeço, da crença em nós mesmos.

    Nunca a percamos de vista, Katita, pq isso nos mantém vivos.

    Um grande abç pra ti, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Querida, a saudade é recíproca. Você tem muitos amigos aqui e estou certa de que todos anseiam por vê-la novamente. Espero que muitos bichinhos desse pousem perto de você, levando, cada, uma nova esperança.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Esses bichinhos são tão .. uma folha né!!! Adoro eles... e adorei seu post, adorei te reencontrar... adoro vir aqui... queridaaaaaaaaaa!

    bjsssss


    Catita

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga venho desejar uma feliz e abençoada semana beijos no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  5. Kátia linda,
    Que bom que você está voltando! Você é muito preciosa.
    Adorei a maneira como você conheceu a esperança.
    Que ela seja par constante em sua vida.
    Beijos e uma ótima semana para você.

    ResponderExcluir
  6. Querida Kátia, o importante mesmo é não perdermos a nossa esperança, pois tudo se renova e recompletam-se os ciclos da vida. É assim mesmo.
    Mudando um pouco, às vezes tenho dias cinzas e outros bem legais e justifico com esse tal de ciclo das coisas. Sou militar, professor, casado e tenho quatro filhos, e realmente falta um pouco de tempo para as coisas que gosto de fazer: escrever, estudar e tocar violão. Desejo-lhe muita paz e felicidades nesta semana que promete um belo feriadão. Abraços! Gleidson Melo

    ResponderExcluir
  7. ...que bom que temos o são joão, o são pedro, e tantos outros festejos dos joãos pela frente. Divirta-se muito e mais fé, pq, segundo Gilberto Gil, ela não costuma falhar...bj, querida!

    ResponderExcluir
  8. saudades, minha querida, com certeza, estarei acompanhando tudo de pertinho suas belas história.
    vou mas volto...

    ResponderExcluir
  9. E quando a esperança bater asas é pq é hora de aprendermos a voar. Beijo Kátia

    ResponderExcluir
  10. a esperança nos da a possibilidade do possivel, mesmo quando o impossivel se mostra tao presente..." a esperança é a ultima que morre.." será? acho que nao existe a morte da esperança e sim a transformação ou aceitação que algo não esta disponivel agora...mas, que vem algo novo, diferente ou melhor...para quem noa gostava de brincar de bonecas e a esperança em ganhar um super bicicleta...nao deixava-se entristecer quando o que recebia era a dita boneca...né, primaa

    "Quem me chamou
    Quem vai querer voltar pro ninho
    E redescobrir seu lugar
    Pra retornar
    E enfrentar o dia-a-dia
    Reaprender a sonhar
    Você verá que é mesmo assim, que a história não tem fim
    Continua sempre que você responde sim à sua imaginação
    A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não
    Você verá que a emoção começa agora
    Agora é brincar de viver
    E não esquecer, ninguém é o centro do universo
    Que assim é maior o prazer
    Você verá que é mesmo assim, que a história não tem fim
    Continua sempre que você responde sim à sua imaginação
    A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não
    E eu desejo amar todos que eu cruzar pelo meu caminho
    Como eu sou feliz, eu quero ver feliz
    Quem andar comigo, vem..

    bjos
    te amoo

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails