segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dona Paciência


Paciência, realmente, é uma virtude que nunca tive. Sei o quanto é importante, para não dizer saudável, mas meus amigos, antes de nascer, quando entrei na fila das virtudes e defeitos,  para receber tudo o que formaria minha personalidade, definitivamente paciência não fazia parte do pacote.

Por ser muito prática, sempre quero fazer as coisas a meu modo, mas, às vezes, existem fatores que não dependem só de mim e é neste instante que a Dona Paciência é de grande valia e me faz muita falta. Ao longo dos anos, até que consegui adquirir um pouco desta tal senhora, mas como é muito rara, acaba fácil e tão rápido como apagar uma vela.

Não tenho mesmo nenhuma disposição para esperar que as coisas aconteçam, sou do tempo em que cantávamos “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...” e confesso que esperar é um dos maiores martírios de minha vida. Esperar, para mim, é perder tempo e tempo precioso! Por isso mesmo, sou completamente avessa à filas, consultórios médicos e pessoas que não assimilam o significado da palavra pontualidade. Por não gostar e nem saber esperar faço tudo do meu jeito, quando, como e onde quero. Moldo a vida com minhas mãos e não quero cruzar os braços vendo só o tempo passar, tornando-a uma longa e ansiosa espera. A morte sim me espera em alguma curva e, quando chegar lá, quero ter a certeza que fui piloto e não passageira desta minha viagem

Esperar que a vida dê voltas, o Universo conspire, deixar tudo nas mãos de Deus e acreditar mesmo que tudo tem seu tempo me dá uma sensação de acomodação. Tá certo que Deus ajuda, mas precisamos também fazer nossa parte. Assim, muitas vezes, quero acelerar o processo e acabo mesmo metendo os pés pelas mãos e aí vem aquele anjinho que se chama consciência, que pode me falar também através do conselho de uma amiga que amo, e me diz a palavrinha mágica: PACIÊNCIA. Nesse instante, tenho que dá a mão a palmatória e me convencer que, em alguns setores de minha vida, tenho que me curvar a esta senhora que nunca morou, sequer visitou demoradamente os inúmeros cômodos de meu espírito.

Estou vivendo, atualmente, um momento de espera e, acreditem, essa espera é longa. Às vezes, me dá nos nervos. Talvez, seja uma provação mesmo de Deus, para ver se esta sua humilde filha convida a paciência para fazer parte de seu rol de amigos, pois estou quase tendo certeza que exercitar esta minha ínfima paciência, pode fazer parte de um processo espiritual para me tornar aprendiz de monge. Quem sabe?

Vivendo e aprendendo. E haja PACIÊNCIA!

15 comentários:

  1. Sofro do mesmo mal. E já ouvi, várias vezes, que Deus está me testando e me fazendo melhorar.
    Entendo o quanto deve ser duro para você ficar sem digitar. Ainda vamos chegar ao tempo em que o pc vai aceitar nossas mensagens de voz (rss), para deixar comentários.

    Bjs e melhoras

    ResponderExcluir
  2. Aprendiz de monja? Não exagere, amiga.
    Essa também não é uma das minhas virtudes, mas aprendi com o tempo, que ela é necessária, e em alguns momentos, imprescindível (sobretudo na sala de aula!!!!).

    bjão e fica logo boa desse olho!

    ResponderExcluir
  3. Olha, tenha paciência...um dia chega o dia... Bj, querida!

    ResponderExcluir
  4. Sei bem o que é uma Katia sem paciência!!! Aff! Ninguem merece né! E na tpm então! rsrs Brincadeiras a parte né!

    MAs que saudade, amiga! Espero que esta tendinite nao te judie muito...

    bjs

    Catia com C

    Xará

    ResponderExcluir
  5. Paciência é algo imprescindível em boa parte dos momentos da vida. É difícil andar de mãos dadas a ela, mas o exercício árduo, ao final, é muito gratificante. Paz para você Kátia. Beijo

    ResponderExcluir
  6. Ô fofa... essa querida amiga Paciência está sofrendo de escasses nos dias de hj. rsrsrs
    A falta dela nos causa sérias frustrações mas, tenhamos muita fé e resignação pois tudo tem seu tempo e, o tempo de Deus, definitivamente não é igual ao nosso. Vamos esperar, então. Rsrsrsrs
    Te adoro muitoooo.
    Mila
    Bjs de LUZ!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Katita
    É, essa Dona paciência deveria ser a mãe de todas as outras virtudes. Sem ela mandamos nossa inteligência emocional pro espaço. Você melhorou da tendinite: Estou com saudades. Parabéns pelo textoe um ótimo fim de semana. Bjkas com carinho!!!

    ResponderExcluir
  8. Eita, amiga, paciência é coisa de "JÓ" (risos) e assim como ele soube esperar, devemos suportar e agradecer a Deus, porque tudo de bom virá em dobro. Mais a vida é um eterno relógio das horas. Só não podemos morrer de véspera. Abraços e na paciência do tempo vou aos poucos postando e recebendo visitas ilustres, como a sua.

    ResponderExcluir
  9. Essa tendinite é muito exigente, requer uma virtude muito difícil de alimentar : a paciência. Mas você chega lá, com nosso apoio e nosso pensamento positivo.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Katita,
    Passei só pra te deixar um beijinho!!!

    ResponderExcluir
  11. Kátia, queriiiiiiiiiddddaaaaaaa!
    Juro que não vi que você estava postando. Procurava você nas atualizações do meu blog e somente via o post da comemoração de seu primeiro ano de blog.
    Fiquei chateada, pois te adoro!
    Sei que é difícil exercitar a paciência, ainda mais quando temos que paralizar atividades que nos são altamente gratificantes.
    Mas não adianta lutar contra. Você pode não acreditar, mas para tudo tem um tempo. E este tempo é marcado pelo nosso Amigo lá de cima.
    Não se apresse. Você chega lá. Estou torcendo.
    Bitoca repleta de carinho.

    ResponderExcluir
  12. Querida Amiga..
    Quando puder de noticias amiga querida beijos,,Evanir..

    ResponderExcluir
  13. Kátia, minha flor.
    Onde está você? E a tendinite? Ainda insiste em lhe torturar?
    Estou passando para lhe desejar um fim de semana repleto de amor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Sabedoria é saber esperar quando o tempo é para espera e agir qundo o tempo é para agir, confesso que é dificil, mas necessário.

    Beijos amiga querida!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails