sexta-feira, 6 de maio de 2011

Amor Maior

 
Já postei aqui um texto relatando minhas experiências maternas. Ser mãe com pouca idade me fez ter inúmeras experiências inusitadas, que foram me transformando. Só tive mesmo plena consciência desta imensa responsabilidade amorosa, quando o meu Di atravessava a adolescência. Filha de uma supermãe como a minha, um dia eu teria que aprender. Minha mãe sempre será o meu maior exemplo de amor materno.

Hoje, sei o quanto este amor incondicional é o alicerce mais sólido de minha vida. Esse amor é capaz de mover montanhas, atravessar oceanos a nado, driblar invernos rigorosos, sair ileso de uma caverna de leões... Enfim, é o amor ÁGAPE.

O meu filho já é um homem, mas todas as vezes que olho para ele sinto-o como minha criança ainda. Às vezes, quando chega da faculdade, vem procurar meu colo. Aquele homem todo, quase 1,90 de altura, esparramado na cama comigo, aninhado em meu colo, como se fosse ainda aquele menino gordinho que eu fazia dormir, cantando canções de ninar.

Ele se encaixa ao meu lado e me conta como foi o dia. De vez em quando, chega com cenho franzido e me diz: mãe, preciso conversar. O meu coração se enche de emoção, mesmo preocupada com o tal cenho franzido, mas a emoção é por ter a certeza que sou seu porto seguro, por saber que temos uma cumplicidade verdadeira. Não temos segredos. Conversamos sobre tudo, tudo mesmo. Outro dia ouvindo-o dizer a namorada que sou sua melhor amiga, me derreti toda.

De vez em quando temos nossos conflitinhos, principalmente quando quero tratá-lo como criança. Acho que, por não ter me empenhado muito em sua infância, quero resgatar isso agora. Às vezes, reconheço que sou a mãe bem chatinha, principalmente no que diz respeito à sua proteção e segurança. Sendo ele músico, trabalhando a noite, fico muito preocupada e ligo constantemente para saber se já chegou ao lugar que vai tocar ou se já está chegando em casa, se já se alimentou, orientar quanto a bebida e direção. Quando ele está de bom humor até dá risada, mas quando está estressado repete sempre a mesma frase: mãe, eu não sou criança. E eu sempre respondo: para mim é, e encerro a questão.

Antes de ontem, quando cheguei em casa, encontrei meu amor maior queimando de febre. Imaginem o meu desespero! Fui com ele ao hospital e me lembrei quando ele era um bebê e teve sua primeira crise asmática. O médico não sabia se atendia a criança ou tratava minha histeria, pois eu chorava compulsivamente, acreditando que ele não sobreviveria àquela crise. Coisas de mãe jovem e louca! Dessa vez, me controlei mais, porém quando o vi tremendo e tão apático por conta do febrão, queria que aquilo tudo fosse comigo e controlar o choro foi difícil, mas se eu chorasse, ele iria ficar mais angustiado ainda.

Graças a Deus ele já está melhor. Nem estou ligando quando ele me diz que não é mais criança nas inúmeras vezes que sento ao seu lado para alimentá-lo, quando fico paranóica com os horários dos remédios ou ainda quando fico enchendo o saquinho dele de cinco em cinco minutos, enfiando o termômetro debaixo de seu braço e vibrando cada vez que noto que a febre está cedendo.

Faço vigília de seu sono, olhando-o dormir e sem febre, uma emoção toma conta de mim. Tenho muito orgulho do ser humano que meu filho é. Um homem raro. Bonito, inteligente, bom caráter... Um homem bom. Um filho maravilhoso! Tem lá seus defeitinhos, mas suas virtudes superam muito seus defeitos.

Presente do Dia das Mães? Já ganhei de Deus, há exatamente 24 anos: o privilégio de ser mãe deste ser humano chamado Diego.

Desejo a todas as mães, um Dia das Mães bem amoroso com seus filhos e, para aquelas cujos filhos estão longe ou no plano espiritual, a certeza que este amor incondicional aproxima os corações.

26 comentários:

  1. Kátia querida

    a expressão total do que é ser mãe, este seu texto. è amar sem limites.

    Feliz dia das mães para você!

    Bom...feliz você já é, mãe você já é, então que continue em todos os dias de sua vida o dia das mães, dias de amor de mãe.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Se você sente que tudo perdeu seu sentido, sempre haverá um "te quero", sempre haverá um amigo. Um amigo é uma pessoa com quem se pode pensar em voz alta

    Amigo é coisa pra se guardar
    No lado esquerdo do peito dentro do coração é onde te guardo<3

    To passando pra te deixar um beijo e te desejar um lindo final de semana de muitas realizações a você e toda a sua familia bjos de uma amiga!

    Feliz dia das mães minha linda! que não só neste dia 08 seja o seu dia mas todos os dias de tua vida =D

    ResponderExcluir
  3. Katia, minha querida
    Linda história de amor - ÁGAPE - com seu filho! Esse dia é muito especial mesmo para nós filhas e mães!Assim, Feliz Dia das Mães, garota, afinal você é uma garota-mãe, e pelo visto, hiper compromissada com esse presente lindo que Deus lhe deu!
    Em tempo: melhoras para a tendinite.
    Bjkas com muito carinho!

    ResponderExcluir
  4. Kátia,
    Lindo texto !!!!
    O amor de mãe transpira, nos torna melhores e especiais diante da vida.
    Tenha um Feliz Dia das Mães ! Um abraço, Fabiola.

    ResponderExcluir
  5. A descrição que fez em seu post mostra um relacionamento maravilhoso. E ainda há os que dizem que os filhos não se abrem com as mães. Tenho uma irmã, divorciada, que é a confidente de seu filho, como você. Realmente, é uma bênção ver filhos crescidos e educados para a vida com tanto amor. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oh minha querida bem voltando, se deus permitir estarei em breve novamente blogando e acompanhando. no entanto, o trabalho agora tah me deixando um pouco na saudade. saudades de você e de seus belos textos, das suas vivências, sempre que puder.
    vou mas volto, bjos...

    ResponderExcluir
  7. Katita Kerida! Xará minha! Sabe que esse lance de maternidade sempre me comove!! E tu, que saudade! A tal tendinite.. tbm tenho, nunca comprei, mas tenho... afff né Mas seja sempre bem vinda sempre, bj.

    ResponderExcluir
  8. Ai, que texto lindo... tô aqui enxugando as lágrimas e torcendo para que um dia eu consiga construir uma relação tão bonita assim com o meu abençoado.

    Um grande dia das mães pra vc, amiga, e melhoras para a sua "criança".

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Kátia querida,
    Conforme já lhe disse via email, pode continuar me chamando de Veroca. Me faz lembrar de pessoas especiais que assim me chamavam e ainda chamam.
    Quero parabenizar você por este belo filho. Que
    o seu dia "de mãe" seja glorioso e feliz.
    Beijoca.

    ResponderExcluir
  10. Kátia, adorei o post. Parabéns e feliz dia das mães!

    ResponderExcluir
  11. Meus amigos, este meu garoto é mesmo muito especial. A razão de minha vida.
    Obrigada pelos comentários carinhosos e um lindo e especialíssimo Dia das Mães para as que já receberam está dádiva de Deus e para aquelas que ainda não são mamães, que curtam bastante suas mamis.
    FELIZ DIA DAS MÃES!
    Bjs de luz

    ResponderExcluir
  12. Oi minha amiga, não é à toa q vc é conhecida como mãe irmã. Essa sua relação mãe e filho é admirável e espero, intensamente, q eu e Lú possamos construir uma semelhante. Ter e ver em seu(ua) filho(a)a certeza da amizade é realmente algo compensador. Enfim, amei mais uma vz seu post e amo mais ainda sua relação com Di, q é uma pessoa linda e abençoada.
    Feliz dia das Mães 365 vezes.rsrs
    Bjs de Luz.
    Mila

    ResponderExcluir
  13. Obrigada minha amiga Evanir pelo lindo poema!
    Não sei se vc já é mãe, se for, que tenhas um lindíssimo Dia das Mães, caso contrário, um Feliz Dia das Mães para sua mami. Bjs

    Amigaaaaaaaaaaaaa, vc já está construindo uma relação lindíssima com Lú.
    Para vc, minha amiga, que é uma mãe maravilhosa desejo tbém 365 dias de felicíssimo Dia das Mães.
    Bjs de Luz

    ResponderExcluir
  14. Não há como descrever o amor de mãe para filho. apenas sei que mães de verdade dariam até a sua vida pelos seus. não sei...

    Talvez a química biológica e a conexão cinergética, seja mt forte...

    Adorei o texto e principalmente a relação com a música e com o que sente. mt bonito isso, minha querida.

    Que tenhá um ótimo "dia de mãe", porque, dizem por ai, que ser mãe não é fácil.

    Então todo o merecimento é bem dito. bjos amiga.

    ResponderExcluir
  15. A mãe não necessita de ser perfeita, precisa ser equilibrada para cuidar, proteger, ajudar, educar, consolar, apoiar, dar amor e prover às necessidades e ao mesmo tempo dar espaço, tempo, ao crescimento saudável e a independência do filho.
    Ser uma mãe atenta e dedicada significa também poder conviver harmoniosamente com o facto de também ser mulher e cuidar de si, para que possa investir na felicidade de seu filho e na sua.

    Dizem que amor de mãe é incondicional, o certo é que ser mãe envolve prazer e sofrimento e como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade no poema Para Sempre: “Mãe não tem limite, é tempo sem hora.”

    ResponderExcluir
  16. Meu queridíssimo Antonio, bom receber sua visita! Estava com saudade de vc.
    Sei que o trabalho consome nosso tempo, mas volta logo para este nosso Universo virtual. Vc faz falta, sabia?
    Obrigada mais uma vez pelo comentário e carinho de sempre!
    Bjs de luz

    Caro anônimo, excelente lembrança das linhas de Drummond.
    Volte sempre! Bjs

    ResponderExcluir
  17. Minha linda não podia deixar de vir ... um lindo dia das mamães vc é muito especial ja ti gostooo muitooo que vc seja querida e amada por toda tua vida papai do céu ti ilumine cada dia maisss viu? bjks no teu coração!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Val, é sempre bom receber sua visita.
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Bjokasssssssssss

    ResponderExcluir
  19. Katitaaaaaaaaa fofa! Feiz dia das Mães pra tu!!!!!! bjssssssss

    ResponderExcluir
  20. Katita,
    Passei novamente pra te agradecer e te desejar um lindo Dia da Mães! Bjkas, um iluminado domingo e uma semana melhor ainda!
    Bjs com muito carinho!

    ResponderExcluir
  21. Vim dar os parabéns e desejar um feliz dia das mães à linda mamãe do Diego

    Beijos Kátia!

    ResponderExcluir
  22. αmizαde é compαrtilhαr
    segredos, emoções, é compreensão, é diversão,
    é contαr com αlguém sempre que precisαr! é ter αlgo
    em comum, e não ter nαdα em comum, é sentir sαudαde,
    é αbrαçαr forte, é dαr preferênciα, é bαter um ciuminho!
    αmizαde que é αmizade nuncα αcαbα, mesmo que α gente
    cresçα, mesmo que outrαs pessoαs αpαreçam no
    nosso cαminho!
    porque αmizαde não se explicα,
    elα simplesmente αcontece!!

    Sua amizade é um presente para mim!
    Tenha uma linda semana cheia de paz,amor e prosperidade. Katia você ja é muito especial para mim uma pessoa incrivel que conheci nesse blog bjos de alguém que te admira muito.

    ResponderExcluir
  23. Obrigada minhas amigas pelas mensagens lindas e carinhosas.
    Uma semaninha abençoada!
    Bjs de luz

    ResponderExcluir
  24. MÃEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE JÁ HAVIA COMENTADO NO TEXTO, MAS ACHO QUE DEU ERRO....SAIBA QUE TE AMO MAIS QUE TUDO E QUE VOCE COM TODA A CERTEZA DO MNUNDO, MAIS QUE MÃE, É MINHA MELHOR AMIGA!!!!!!!!! TE AMO MUTIÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOO,BEIJO DI.

    ResponderExcluir
  25. Katita,
    Passei só prate deixar uma beijoka!
    Um restinho de semana muito lindo pra você!!!!
    Bjkas com muito carinho!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails