terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Shopping, tô fora!


No sábado, tive a "feliz" ideia de levar meus sobrinhos ao cinema. E não contente com a ideia "brilhante", ainda convidei meu irmão, minha cunhada, seus dois pimpolhos, minha mãe e minha irmã. Na verdade esta ideia surgiu, pois esqueci completamente que estamos no fatídico mês de Dezembro. Se tivesse me lembrado deste detalhe, teria sugerido um programa mais saudável, ao ar livre, como um parque por exemplo. Resultado: metade da família comprou a ideia de um cineminha num shopping, em dia de sábado, no turno da tarde. Pronto, meu destino cruel estava selado!

Minha mãe e minha irmã, que amam rodar em shopping, escalaram meu irmão e minha cunhada para cuidarem das crianças no cinema e a mim para o tal passeio,  a fim de realizarem algumas comprinhas de Natal. Por amor, se faz tudoooooooooooooo mesmo! Como não iria decepcionar as "alucinadas por shopping" de minha família, fiz uma oração e encarei aquela tarde de sábado como uma penitência de alguns pecadinhos que venho cometendo.

Nunca fui adepta a passeios em shopping, a não ser, é claro, para um cineminha. Aquela história de ficar rodando em shopping, simulando um passeio agradável não é mesmo minha cara. Deixo isso para as dondocas de plantão e para mulheres que adoram olhar vitrines, o que parece ser a maioria no universo feminino. Em minha família, sou a exceção. Por ser uma pessoa muito prática, quando vou ao shopping fazer compras, geralmente já sei o que vou comprar e onde, isso se não puder mesmo comprar em  outros lugares, sem ter que colocar meus pezinhos no tal shopping. Só depois que inauguraram a Saraiva, me tornei mais assídua, pois uma leitura agradável saboreando um café ou um delicioso vinho, é um excelente programa para uma tarde num shopping.

Imaginem, então, minha felicidade numa tarde de sábado, às vésperas do Natal. Aff... como sempre, um horror! Muita gente "passeando" com aqueles olhos brilhando de tanta excitação, excitação esta que faz a boa educação passar a quilômetros de distância, pois as pessoas ficam tão alucinadas que levam tudo e todos que estão pela frente, tomei vários encontrões sem nem ao menos uma expressão de arrependimento. Desculpas? Nem pensar!  Atitude inexistente para a maioria dos viciados em "dia feliz de compras no shopping". Isso sem falar nas lojas entupidas e vendedores mal humorados, daqueles que a menor intençao de uma simples informação os transformam em leões furiosos e famintos nas arenas da antiga Roma, olhando-nos como presas, por não termos tido a "sensibilidade" de não incomodá-los. Neste dia, ao solicitar uma informação sobre o valor de um vestido, a expressão da vendedora foi tão "agradável" que parecia que eu tinha pedido seu namorado emprestado. E haja fila, calor, disputas pelo último exemplar de algum produto, como se estivessem em um Campeonato Mundial de Compradores mais agéis e habilidosos do Natal. E viva o espiríto natalino consumista! Esse, consegue realmente embotar o verdadeiro espírito do Natal.

Para piorar ainda esta situação, este "passeio" foi num shopping que, a depender do piso em que você esteja, a coisa vai ficando muito mais difícil. O térreo é o verdadeiro Inferno de Dante, mas para minha "alegria" extrema, minha mãe, que ama todos os espaços do tal shopping, não poderia mesmo, de jeito nenhum, deixar o térreo para outro dia. Tinha que ser no sábado de penitência da fofa aqui. Acreditem, por amor, resisti bravamente e sorrindo!

Espero não passar mais nem perto de um shopping até o fim deste mês, ou pelo menos, até o Natal. Minhas comprinhas? Serão feitas em shoppings bem menores e menos agitados, porque penitência tem limite e meus pecadinhos não são daqueles mortais!

15 comentários:

  1. Olá querida amiga Kátia Tourinho, sempre sensível, agradeço sua gentil visita. Um belo texto, pois é, a loucura do mundo globalizado e a correria de última hora.Às vezes, é melhor ficar fora.

    **********************
    Este é o primeiro preceito da amizade: pedir aos amigos só aquilo que é honesto, e fazer por eles apenas aquilo que é honesto.
    (Cícero)

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Kátia, shopping em uma coisa séria mesmo, eu mesmo só vou destinado ao que vou fazer, sei lá, tirar algum dinheiro no banco, assistir algum filme. mas, tah batendo perna e olhando o que não vou comprar, não é comigo, fora o barulho. não! prefiro minha linda e doce orla com seus ventos salinos macios.

    vc foi corajosa hein! tanta gente e ainda acompanhada com alucinadas a bater perna.

    são coisas da vida, a gente vai apredendo.

    bjos pra ti e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Querido Carlos, como uma boa amante de literatura,amei seu blog e agradeço muito sua visita neste meu espaço virtual. Apareça quando quiser. Sempre será um prazer tê-lo por aqui. Bjs

    Mau querido Antonio, temos muito em comum. É, meu amigo, aguentar um shopping cheio em véspera de Natal, só mesmo por amor as alucinadas de minha família...rsrs Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Nem me fale nisso, Kátia. Acho que meu filho, meu afilhado e meus sobrinhos vão ganhar presente só no Ano Novo.

    ResponderExcluir
  5. Uma mulher consciente! rsrs. Beijão Kátia

    ResponderExcluir
  6. Amiga, faça como eu, procure aqueles shoppings menores. São mais tranquilos! Bjs

    Luis, meu amigo, obrigada mais uma vez pela visita e pelo comentário. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que o namorado de Paty não está nesse rol que ela colocou ai... Ou será que ele não vai ganhar nem no ano novo? rsrsrs
    Beijo Kátia
    Beijo Paty

    ResponderExcluir
  8. rsrsrsrs... Tenho certeza que até o Ano Novo o presente do namorado chega. rsrs Bjs

    ResponderExcluir
  9. Respondendo a Luiz: Ele já me tem de presente. Pra quê mais???

    ResponderExcluir
  10. rsrs... É verdade, amiga. Vocês já se presentearam com muito amor. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Primaaa, para comentar...precisava vivenciar, e hoje fiz a minha via cruzissss, cruziss mesmo!!
    como estava com a minha maquina com 9978 fotos para registrar...imaginei fazer o boking desse momento...mas, preferir sentar e tomar um expresso, que aqui nao cabe muito bemm...acho q pelo calor!! e lembrar do seu conciente conselho, evite o shopping!!
    que seu proximo texto nao seja sobre drogas, para evitar que eu resolva vivenciar tb...
    bom, por isso nos encontraremos na praia amanha...cai melhor para nos!!
    bjus, mui bom esta com vc, sorrir com vc!! é a xuxaa!

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkk.... Primaaaaaaaaa prometo que não escreverei sobre drogas...kkkk
    E vamos a La Playa! Isso sim é um programa maravilhosooooooooooooo! Bjokassssssssssss

    ResponderExcluir
  13. Kátia, tem um selinho pra vc lá no meu blog.
    bjão e um Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  14. PRIMEIRAMENTE, Agradeço de coração por estar me seguindo.
    e me guiando.
    Cada um de vcs, apesarem de ser amigos virtuais,
    estão em meu círculo de amizade através do blog.
    obrigado pelo que escrevem tbm, cresço mt com isso
    ao ler. obrigado por seus trabalhos.
    meus GRANDES VENCEDORES.

    Paz, luz, Harmonia, sáude, amor e que o grande filho de
    deus guiem vocês pelos caminhos mais belos.
    FELIZ NATAL! MENINAS E MENINOS HOMENS E MULHERES.

    E que 2011 seja o grande ano de renovação e que tudo
    acontece conforme for a ti concebido. que serão
    somente coisas boas.
    SUCESSO em todos os seus empreendimentos.

    ResponderExcluir
  15. Paty, amei o selo! Obrigada pelo presente carinhoso. Feliz Natal para vc e sua família. Bjokas

    Meu amigo Antonio, muito obrigada pelas palavras carinhosas. Desejo tudo em dobro para vc. Fico sempre muito feliz por tê-lo como seguidor VIP. Bjokassssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails