quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal em família



Já contei aqui que minha família parece com aquelas famílias italianas bem barulhentas e que tudo se transforma em motivo para nos reunirmos. Estarmos juntos é essencial! Imaginem, então, como o Natal é ansiosamente aguardado por esta família católica e o enorme significado que esta data tem para todos nós.

O Natal de minha família começa muito antes da data tão esperada. Um mês antes, marcamos um almoço para armarmos a árvore e cada um já sabe que, para este evento, terá que levar, além de uma colaboração para o almoço, um enfeite novo para a árvore. Após o almoço, reunimos as crianças para começarem a enfeitar a árvore e depois cada adulto vai colocando seu enfeite e realizando um pedido para o novo ano. É muito legal! As crianças adoram a farra e os adultos se divertem. Aproveitamos também o almoço para sortear o amigo secreto das crianças e dos adultos.

Na noite de Natal, todos chegam cedo. As crianças ansiosíssimas aguardam a chegada de Papai Noel que, claro, não pode faltar, mas elas já sabem que antes do Papai Noel dar o ar da graça, temos que celebrar e homenagear o aniversariante. Uma hora antes de meia noite, reunimos todos para oração, leitura do Evangelho, comentários e agradecimentos. Cada um faz seu agradecimento individual a Deus, desde o mais novo até os avós. Após o momento de oração, todos se reúnem em volta do bolo de aniversário e  cantam Parabéns para Jesus com muita alegria. Depois, hora da Ceia, e neste momento, tudo é alegria, comilança,  bebida liberada (adorooooooo...rs), fofoquinhas familiares engraçadas, crianças correndo entre os adultos... Enfim, uma noite verdadeiramente especial!  

Como em toda família, presentear é uma maneira de mimar quem amamos. Logo após a ceia, realizamos o amigo secreto. E a cada ano é mais divertido e engraçado.

Enquanto as crianças estão entretidas com os presentes que ganham de amigo secreto, meu primo, que é uma figura hilária e, por isso mesmo, foi eleito há alguns anos o Noel da família, aproveita para  vestir seu traje natalino. O ano passado ele descobriu uma roupa de Papai Noel inflável que fez o maior sucesso. Vestido a caráter para tão nobre missão, recebe dos pais das crianças os presentes, coloca-os no saco do bom velhinho e sobe no telhado, com a ajuda, é claro, de meus irmãos. As crianças, avisadas da chegada de convidado tão esperado, ficam com os olhos pregados no telhado. E como é bonito parceber a emoção dos pequenos, quando o nosso Noel aparece gritando seu ho,ho,ho! É um momento mágico para eles. Bem verdade que minha tia todo ano fica agoniada pensando que seu filhote vai se acidentar, isso quando não fica gritando que ele vai destruir as telhas...rsrs Mas, apesar das loucuras da tia, tudo dá certo e mesmo depois de descer do telhado, cambaleando um pouco devido ao nível etílico do bom velhinho está, digamos assim, um pouquinho alto, Noel chega intacto, senta em sua cadeira e chama cada um para sentar em seu colo e receber os presentes. Engraçado é quando chama os adultos também para sentar no colinho. Nosso Noel ama sua missão natalina e realmente incorpora o personagem de forma muito divertida! A proporção que as crianças vão crescendo acabam descobrindo quem é o Noel, mas sempre colaboram para os menores não perderem a fantasia.

Sei que essas comemorações natalinas marcarão para sempre a vida dos pequeninos, assim como marcaram a minha vida, de meus irmãos e de meus primos. Vivenciando estes momentos no Natal, desde a mais tenra idade, as crianças desta família crescem reconhecendo o verdadeiro significado no nascimento de Cristo. Assim seja!

Aproveito para desejar a todos os meus seguidores e amigos blogueiros um Natal repleto de Paz, muito Amor e em família!

7 comentários:

  1. Que massa! Deu até vontade de ir pra lá amanhã à a noite.
    Uma pena que nesse ano minha família não estará reunida.

    Amiga, bjo e um excelente Natal!

    ResponderExcluir
  2. Oh Kátia minha amiga. foi a minha primeira seguidora, não esqueço, sempre terá um lugar esécial. vc influenciou e deu a empurradinha para o "um guia de como viver bem" é o que se transformou, obrigado. Me lembro que deve ter me encontrado como seguidor de professor mesquita. ele foi meu professor de português estrumental I, na época da facul. então é isso, tudo de bom pra vc.

    Sinceramente eu tenho um maior prazer de estar aqui. um bom dia e ótimo final de semana minha amiga. bjosss.

    ResponderExcluir
  3. Paty, querendo pode aparecer. Aqui é igual a coração de mãe, sempre temos o prazer de receber os amigos. Um feliz Natal para vc e o fofo do Bento. Bjsssssssss

    Antonio, tenho sempre um grande prazer em recebê-lo por aqui e fico feliz por ter descoberto essa preciosidade que é o seu blog e mais feliz ainda por perceber o quanto está crescendo e virando mania entre os blogueiros. Vc, meu amigo, é realmente uma pessoa muito iluminada e cheio de energia pra lá de positiva! Espero que no Natal e durante todo o ano de 2011 vc continue a distribuir toda essa energia que só nos contagia e alegra.
    Bjssssssssss de luz

    ResponderExcluir
  4. Primaa,
    agora me deu vontade de ir para o almoço de um mês antes...para aproveitar cada cadinhooo... até a hora de sentar no colo do papai noel...rs brincadeirinha... momento mais lindo é o parabéns para Jesus!
    mas, nessa foto a unica pessoa que esta reconhecivel é vc no seu vestido sempre rosa...rs
    Amo ser parte desta familia, Um Natal repleto de Jesus para todos!!
    bjus AMOO TODOS VOCÊS!!

    ResponderExcluir
  5. Primaaaaaaaaaa, quem mandou ir morar tão longe? Espero que no ano que vem vc possa estar conosco no almoço.
    Quer dizer que a vovozinha de rosa sou eu....kkkk Até que hj estou me sentindo assim mesmo...rsrsrs
    Tbém amamos fazer parte desta família. Amamosssssssssssss vc gata! Bjokassssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Ainda me lembro das reuniões natalinas lá na chacara de minha bisa. Realmente apresença de velhinho era o momento mais espeado, e olha que só ficamos sabendo quem era o nosso Noel este ano, viu?! Era segredo guardado a sete chaves mas, neste ano estavamos precisando de notícias e lembranças alreges e ,então, chegou a revelação. Vc e sua família são perolas...jóias raras. Ah, ano que vem eu vou viu?!! Te amo amiga!! Que nosso amado Deus estenda sua mão misericordiosa sobre nós e nós encha com seu espírito. BJS♥

    ResponderExcluir
  7. Amigaaaaaaaaaaa, vc já está convidada. Será presença VIP! Tbém te amo! Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails