sábado, 11 de setembro de 2010

A Arte da Culinária

Sou filha de uma excelente cozinheira, daquelas que conquistam não só pelo carisma, pela maravilhosa pessoa que é, mas também pelos seus deliciosos quitutes. Quem já os provou, tenho certeza, que ao ter lembranças gastronômicas, jamais esquece as delícias de Dona Maria. Nessa simples introdução, vocês já deduzem , então, o porquê deste meu corpinho. digamos assim, um tanto roliço...rs

Pois bem, mami é uma verdadeira alquimista na cozinha. Possui as duas qualidades exigidas para se sobressair na Arte da Culinária: talento e paixão. Como toda mãe coruja, tinha certeza que suas duas filhas tinham herdado tamanho talento. Oh... ilusão materna!

Lembro-me que , quando éramos crianças, ela nos colocava sentadinhas na cozinha e ali, tínhamos verdadeiras aulas de culinária, incluindo aí todos os seus segredinhos de família, herdados de sua mãe, que os herdou de sua avó... Aquilo nos encantava mesmo! Minha irmã, que realmente desde cedo demonstrava ter herdado tão importante talento, se encantava com a maneira suave e quase poética de se fazer um cozido, por exemplo...rs Eu, me encantava mesmo era com as histórias!

Para desgosto materno, meu talento para arte tão apreciada era nulo. Mas, como excelente mãe que sempre foi, ela tentava me adequar ao universo das panelas, verduras, legumes, forno, fogão.... Sempre nos ensinava que mulher tem que ser independente, ter uma profissão e, principalmente, não depender de homem nenhum, porém também nos mostrava a importância de saber cozinhar, cuidar de uma casa e educar os filhos.

Bom, mas as tentativas de minha mãe não obtinham êxito comigo. Acreditem, que até alguns anos atrás, eu ficava admirada quando alguém conseguia fritar um ovo sem queimar a parte de baixo..rsrs. Mas, a tal Senhora Vida dá muitas voltas e, em um determinado período ( aquele em que surtei e queria casar) fui tomada por uma enorme vontade de, pelo menos, tentar aprender tão nobre arte ( percebem a dimensão deste surto?). Imaginem como minha mãe ficou entusiasmada e se preparou para tão árdua tarefa. É, meus amigos, por amor, a gente tira até leite de pedras e, nesse caso, a pedra era eu!

Mãe, que não é mulher de desistir facilmente, abraçou a causa com carinho e, além de escrever um livro inteirinho de receitas para mim, todas as vezes que se dirigia a cozinha, me recrutava como assistente. Tenho certeza que, às vezes, ela até se arrependia. Um dia ela me colocou para fritar umas bananas da terra. Me orientou a colocá-las numa bandeja sobre papel toalha para absorver a gordura e depois passar papel também por cima. Eu, não querendo de jeito nenhum decepcionar a mestra, me entusiasmei e haja apertar as coitadas das bananas. Quando acabei a "dificílima" tarefa, as bananas mais pareciam um mingau. Mas mami não desistiu. Isso é que é amor!

A Senhora Vida, mais uma vez, deu umas voltas e me deixou sozinha ( não casei e minha mãe foi passar uma temporada com minha irmã no Pará) e , desta vez, teria que me virar, soubesse ou não.

Se não herdei da famosa Dona Maria a arte de cozinhar, com certeza, herdei a garra e a persistência. Peguei o meu livrinho de receitas (hoje não me separo mais dele) e, como tenho que alimentar meu pai, meu filho e, de vez em quando até os outros membros da família, comecei a treinar. Nunca é tarde para aprendermos.

Hoje já posso dizer que cozinho e , pasmem, muito bem! Acredito que o meu talentinho para esta arte estava adormecido, aliás, bem adormecido, poderia até dizer que estava quase morto. Mas, ressuscitou de maneira brilhante! Modéstia a parte, tenho recebido muitos elogios nos almoços em família. Vocês podem até pensar que família não conta, poderiam comer até pedras, que elogiariam para agradar. No caso da minha família, que tem como referencial culinário a mestre cuca Dona Maria, as coisas não funcionam assim não. Aqui, o povo é bastante exigente!

Ops! Tenho que me apressar, pois a feijoada tá no fogo! rsrs

12 comentários:

  1. Opa! Então chegou a hora de passar pelo crivo dos amigos. Tô na fila.

    (Amiga, aqui pra nós, tô com medo daquele surto me pegar de novo...)

    ResponderExcluir
  2. Amiga,vou fazer uma almoço especial só para a avaliação dos amigos...kkk
    Menina, esse tipo de surto é perigosíssimo! Melhor prevenir....rsrsrsrs Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Se couber um agregado para degustar tou dentro... rsrsrs. Beijo Kátia

    ResponderExcluir
  4. Luís,com certeza, o casal estará na lista de convidados VIPs. Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. A insistência leva a perfeição. Pelo menos, amiga, seu feijão é delicioso!!! Hummmmmmmm....
    Estou na fila do buffet, viu?!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Finalmente uma amiga para confirmar meus dotes culinários...kkkkkk. Vc, minha amiga mais que especial, é uma das primeiras de minha lista VIP. Amooooooooo vc! Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Quando chega a hora do almoço, a comida simplesmente aparece na sua frente. Você não sabe de onde ela veio, ou como foi feita, apenas sabe que ela está lá. Até que um dia você descobre que existe uma passagem secreta, um mundo obscuro chamado… COZINHA! O que é? Pra que serve? Você tenta descobrir. Depois de muitos incêndios, comidas horríveis, jantares estragados, amigos perdidos, receitas erradas e algumas dores de barriga, você percebe que era melhor nunca ter descoberto aquele lugar. Afinal, você não sabe fazer nada lá mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Querida Kátia,
    deu para perceber o quanto é valioso o laço familiar.
    Abraços!
    Gleidson Melo

    ResponderExcluir
  9. Oi Gleidson! Muito bom tê-lo como seguidor de meu blog! Amei o seu blog!

    É, meu amigo, família é tudo mesmo!
    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Rei, sua experiência na arte da culinãria foi pior que a minha, hein meu amigo? rsrsrsrs Que pena que vc continua sem saber nada, diferente de mim, que agora, sei tudooooooooooooooo...kkk Bjssssssss de luz

    ResponderExcluir
  11. Prima, pois é...vc realmente é brilhante na arte de escrever e descrever.Ja rir e ate chorei lembrando dos almoços na sua casa e claro tendo a super tia na cozinha..a maniçoba, vixe mainha!! agora, deu agua na boca!!
    mas, minha tia nao tem igual, uma mulher persistente na arte de recuperar e ascender a luz na cozinha para vc... esse livrinho ai, quero uma cópia..
    pobres bananas...
    agora, qdo for a salvador, nada de ir em barzinhos comer petiscos, quero almoço de domingo com tudo que a baiana Kátia sabe fazer... prometo demorar um pouco para ir, ta!! vai aprimorando. rsrs
    acredito que a tia, ficará muito feliz em ler esse texto que reflete toda a saga de uma mãe...
    pois, acredito que para ela nao teria mais jeito: quando conseguimos queimar uma lasanha de caixa e a Kari ainda se queimou ao tira-la do micro ondas...rs ( no apartamento, um belo dia de carnaval.. ô tempo bom)

    ResponderExcluir
  12. rsrsrsrs...Tempo bom mesmo prima! Mas, não se preocupe que farei um almoço a altura de minha convidadda VIP. Sei que vc vai aprovar. Tô treinando! Bjssssssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails